segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Simulado AFA nr 002

 Questão 1

(ENEM)

Um amor desse
Era 24 horas lado a lado
Um radar na pele, aquele sentimento alucinado
Coração batia acelerado
Bastava um olhar pra eu entender
Que era hora de me entregar pra você
Palavras não faziam falta mais
Ah, só de lembrar do seu perfume
Que arrepio, que calafrio
Que o meu corpo sente
Nem que eu queira, eu te apago da minha mente
Ah, esse amor
Deixou marcas no meu corpo
Ah, esse amor
Só de pensar, eu grito, eu quase morro

AZEVEDO, N.; LEÃO, W.; QUADROS, R. Coração pede socorro.
Rio de Janeiro: Som Livre, 2018 (fragmento).

Essa letra de canção foi composta especialmente para uma campanha de combate à violência contra as mulheres, buscando conscientizá-las acerca do limite entre relacionamento amoroso e relacionamento abusivo. Para tanto, a estratégia empregada na letra é a

(A) revelação da submissão da mulher à situação de violência, que muitas vezes a leva à morte.
(B) ênfase na necessidade de se ouvirem os apelos da mulher agredida, que continuamente pede socorro.
(C) exploração de situação de duplo sentido, que mostra que atos de dominação e violência não configuram amor.
(D) divulgação da importância de denunciar a violência doméstica, que atinge um grande número de mulheres no país.
(E) naturalização de situações opressivas, que fazem parte da vida de mulheres que vivem em uma sociedade patriarcal.

 

Questão 2 

(ENEM)

Hino à Bandeira

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!

BILAC, O.; BRAGA, F. Disponível em: www2.planalto.gov.br. Acesso em: 10 dez. 2017 (fragmento).

No Hino à Bandeira, a descrição é um recurso utilizado para exaltar o símbolo nacional na medida em que

(A) remete a um momento futuro.
(B) promove a união dos cidadãos.
(C) valoriza os seus elementos.
(D) emprega termos religiosos.
(E) recorre à sua história.

 

Questão 3 

(FUVEST) Texto para as questões 13 e 14

A taxação de livros tem um efeito cascata que acaba custando caro não apenas ao leitor, como também ao mercado editorial – que há anos não anda bem das pernas – e, em última instância, ao desenvolvimento econômico do país. A gente explica. Taxar um produto significa, quase sempre, um aumento no valor do produto final. Isso porque ao menos uma parte desse imposto será repassada ao consumidor, especialmente se considerarmos que as editoras e livrarias enfrentam há anos uma crise que agora está intensificada pela pandemia e não poderiam retirar o valor desse imposto de seu já apertado lucro. Livros mais caros também resultam em queda de vendas, que, por sua vez, enfraquece ainda mais editoras e as impede de investir em novas publicações – especialmente aquelas de menor apelo comercial, mas igualmente importantes para a pluralidade de ideias. Já deu para perceber a confusão, não é? Mas, além disso, qual seria o custo de uma sociedade com menos leitores e menos livros? Taís Ilhéu. “Por que taxar os livros pode gerar retrocesso social e econômico no país”.

Guia do Estudante. Setembro/2020. Adaptado. 

De acordo com o texto, os eventos sequenciais aos quais alude a expressão “efeito cascata” são:

(A) livros mais caros, decréscimo de vendas, estímulo às editoras, supressão de investimento em novas publicações.
(B) aumento do valor do produto final, queda de vendas, encolhimento das editoras, aumento do investimento em novas obras.
(C) livros mais caros, instabilidade nas vendas, enfraquecimento das editoras, expansão das publicações.
(D) aumento do valor do produto final, contração nas vendas, esgotamento das editoras, falta de investimento em novas publicações.
(E) livros mais caros, equilíbrio nas vendas, diminuição das editoras, carência de investimento em novas publicações.

 

Questão 4 

(FUVEST) No texto, os pronomes em negrito referem-se, respectivamente, a:

(A) taxação de livros, mercado editorial, crise, queda de vendas.
(B) taxação de livros, leitor, crise, queda de vendas.
(C) efeito cascata, mercado editorial, crise, queda de vendas.
(D) efeito cascata, mercado editorial, livrarias, livros.
(E) efeito cascata, leitor, crise, livros.

 

Questão 5 

(FUVEST) Largo em sentir, em respirar sucinto, Peno, e calo, tão fino, e tão atento, Que fazendo disfarce do tormento Mostro que o não padeço, e sei que o sinto. O mal, que fora encubro, ou que desminto, Dentro no coração é que o sustento: Com que, para penar é sentimento, Para não se entender, é labirinto. Ninguém sufoca a voz nos seus retiros; Da tempestade é o estrondo efeito: Lá tem ecos a terra, o mar suspiros. Mas oh do meu segredo alto conceito! Pois não me chegam a vir à boca os tiros Dos combates que vão dentro no peito. Gregório de Matos e Guerra.

No soneto, o eu lírico:

(A) expressa um conflito que confirma a imagem pública do poeta, conhecido pelo epíteto de “o Boca do Inferno”.
(B) opta por sufocar a própria voz como estratégia apaziguadora de suas perturbações de foro íntimo.
(C) explora a censura que o autor sofreu em sua época, ao ser impedido de dar expressão aos seus sentimentos.
(D) estabelece, nos tercetos, um contraponto semântico entre as metáforas da natureza e da guerra.
(E) revela-se como um ser atormentado, ao mesmo tempo que omite a natureza de seu sofrimento.

 

Questão 6 

(FUVEST)

Nun´Álvares Pereira Que auréola te cerca?
É a espada que, volteando,
Faz que o ar alto perca Seu azul negro e brando.
Mas que espada é que, erguida, Faz esse halo no céu?
É Excalibur, a ungida, Que o Rei Artur te deu.
´Sperança consumada, S. Portugal em ser, Ergue a luz da tua espada
Para a estrada se ver!

Fernando Pessoa. In: “A Coroa”, Parte I, Mensagem.

A primeira parte de Mensagem, organizada como um correlativo poético do Brasão das Armas de Portugal, perfila uma série de figuras míticas e históricas que teriam sido responsáveis pela formação nacional portuguesa.

A seleção de Nun´Álvares Pereira para ocupar o lugar da Coroa

(A) sugere, pela imagem do halo de luz, que a verdadeira nobreza é de espírito.
(B) destaca, através da referência ao mito arturiano, o seu sangue bretão.
(C) distingue, por meio do substantivo “´sperança”, um regente digno de seu posto.
(D) enaltece, pela repetição da palavra espada, a guerra como estrada para o futuro.
(E) indica, associada ao adjetivo “consumada”, uma visão desenganada da história.

 

Questão 7 

(AFA) Seja uma circunferência de centro C, cujo diâmetro é o segmento de extremidades A (−1,10) e B (−7,2).

Considere que M e N são os pontos de interseção dessa circunferência com o eixo das ordenadas. A área do triângulo cujos vértices são os pontos MNC, em unidade de área, é igual a

(A) 6
(B) 12
(C) 18
(D) 24

Questão 8

(AFA) O mostruário de equipamento para treinamento físico esportivo, do catálogo online, de certa loja especializada, está organizado de maneira que os 99 itens disponíveis
correspondem às modalidades para ou academias tradicionais ou aquelas da linha cross fit.
Além disso, cada uma dessas modalidades se subdivide em ou artigos importados ou artigos nacionais, os quais podem ser para o sexo ou masculino ou feminino.

O controle dos itens fica assim dividido:

  • o número de itens importados para o sexo masculino da linha para academia tradicional é a metade daqueles da mesma linha e sexo, porém, nacionais;
  • o número de itens do sexo masculino, importados e para academia tradicional é igual ao de nacionais, do mesmo sexo, para cross fit;
  • o número de itens femininos para cross fit importados e nacionais é igual;
  • o número de itens para academia tradicional, femininos e importados é o triplo daqueles importados, de mesmo sexo da linha cross fit;
  • o número de itens que se destinam a academia tradicional, que são nacionais para o sexo feminino é a metade daqueles da mesma linha e sexo, mas importados;
  • 50 itens são nacionais;
  • 52 itens destinados ao sexo feminino; e
  • 33 itens para a modalidade de cross fit.

Um item é escolhido aleatoriamente.

A probabilidade de ele ser importado, para o sexo masculino, na modalidade de cross fit, em relação ao total de itens importados é

(A) menor que 10%
(B) maior que 10% e menor que 20%
(C) maior que 20% e menor que 30%
(D) maior que 30%

 

Questão 9

(AFA) Em uma turma de 5 alunos, as notas de um teste de matemática são números inteiros tais que a média aritmética e a mediana são iguais a ,5 e nenhum aluno errou todas as questões.

Sabendo que esse conjunto de notas é unimodal, com moda igual a 8, então a diferença entre a maior nota e a menor nota é um número que é divisor de

(A) 14
(B) 15
(C) 16
(D) 18

 

Questão 10

(AFA) No ano de 2017, 22 alunos da EPCAR foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

  • Desses alunos, 14 ganharam medalhas, sendo 3 alunos do 3º esquadrão, 9 do 2º esquadrão e 2 do 1º esquadrão.
  • Os demais receberam menção honrosa, sendo 2 alunos do 3º esquadrão, 4 do 2º esquadrão e 2 do 1º esquadrão.
  • Para homenagear os alunos premiados, fez-se uma fotografia para ser publicada pela Nascentv em uma rede social.

Admitindo-se que, na fotografia, os alunos que receberam menção honrosa ficaram agachados, sempre numa única ordem, sem alteração de posição entre eles, à frente de
uma fila na qual se posicionaram os alunos medalhistas, de modo que, nesta fila:

  • as duas extremidades foram ocupadas somente por alunos do 2º esquadrão que receberam medalha;
  • os alunos do 1º esquadrão, que receberam medalha, ficaram um ao lado do outro; e
  • os alunos do 3º esquadrão, que receberam medalha, ficaram, também, um ao lado do outro.

Marque a alternativa que contém o número de fotografias distintas possíveis que poderiam ter sido feitas.

(A) (72)⋅ !9
(B) (144)⋅ !9
(C) (288)⋅ !9
(D) (864)⋅ !



 GABARITO

1C 2C 3D 4C 5E 6A 7B 8B 9A 10D

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